O Mago |
Uma coisa incrível que nunca perguntamos: como funciona um oráculo? Bem, eu não posso fornecer uma explicação apenas. Depende do que você acredita. Mas uma coisa que tem me fascinado é perceber que por trás do Tarot de Marselha existe um código sagrado. Um código que se repete na natureza e que muitas vezes não nos damos conta. Um relance de coisas que passa despercebido, mas que se juntam para formar um sentido.
Existe muito material bom por aí. Muita coisa em livros, em canais de YouTube, blogs... Eu me permito contar um pouquinho para vocês o que eu tenho descoberto. Essas observações são válidas para o Tarot de Marselha, uma vez que os outros são derivações, interpretações, desse deck original. Minha intenção é apenas de mostrar que existe um mundo de coisas por trás desse oráculo poderoso, uma vez que o assunto por si só seja complexo, e não firmar uma verdade absoluta.
Houdouin descreveu o Tarot em seu O Código Sagrado do Tarot como "um sistema simbólico sagrado, atemporal, constituindo-se na chave que permite a cada um compreender os princípios da governança do mundo, retomar consciente contato com a fonte universal, recosntituir sua árvore interior e, portanto, cumprir plenamente seu destino como ser humano". UAU
Em seu livro, o autor se dedica a demonstrar a etimologia da palavra, a construção de uma árvore, ou caminho do Tarot, a concepção gráfica das cartas, as cores...
No Marselha nada é por acaso. Desde o desenho, até as cores, tudo obedece um propósito. Cada ângulo, segundo o autor, obedece uma matriz geométrica que estaria por trás do funcionamento do oráculo. Viagem? Parece que não, um estudo atento pôde confirmar o que Houdouin disse: Tarots tradicionais, resgatados dos idos de 1700, demonstram que foram confeccionados segundo um padrão geométrico único. É claro que hoje existem variados decks de Marselha, e muitos autores acabar por mudar aspectos desse antigo baralho, dando seu próprio tom, alterando esquemas de cores, adicionando figuras, e portanto, alterando o código original deste oráculo. Para os estudiosos desse Tarot Original, até mesmo as molduras, as cifras e as letras se encaixam nesse modelo. Ah, e o verso das lâminas? Elas também obedecem a um padrão sagrado! Ou seja, no Marselha mais antigo, em tempos tão tão distantes, a arte do verso do baralho foi tão importante quanto o que se descobria ao virar a carta. Não era um desenho qualquer, um esquema qualquer de padronagem, tudo foi pensado.
Ufa... muito interessante, né? Tem mais coisa sobre isso pra gente conversar, vamos nos falando ao longo dessa semana!
Bjs da Ju
Comentários
Postar um comentário