A Sacerdotisa - Illuminati Tarot |
Já ouviram aquela história de que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher? Provavelmente esse ditado existe porque há um pensamento coletivo de que as mulheres geralmente trabalham nos bastidores da vida, sempre dando o suporte, apoio, guardando segredos e fazendo a vida - dos outros - seguir. A mulher imaginária trabalha em silêncio, detém conhecimento, esconde motivações. Daí as vezes a mulher ser tratada como ser manipulador. Já perceberam que podia ser qualquer animal retratado no mito cristão como a cobra que instigou Eva? Sim, poderia ser qualquer animal. Podia ser um gavião, um leopardo,um passarinho. Mas foi uma cobra. Um animal símbolo do feminino, retratado no feminino. Um ser malicioso e manipulador. Uma... mulher. Ninguém nunca cogitou que aquela cobra poderia ser um macho?
Enquanto o Papa, o Sacerdote, doutrina, a sua parceira detém. Enquanto seu equivalente masculino tem o poder da palavra, ela age em silêncio. Observa, guarda. Não, ela não age sob emoção. Ela se despiu disso para alcançar o conhecimento. Mas até que ponto isso é justo?
Esse é o arquétipo da Papisa, ou Sacerdotisa. Uma mulher que se senta em um tipo de trono, ao qual as pessoas vão até ela. Mas ela está em silêncio. Suas vestes não transmitem feminilidade, suas formas não são vistas. Já pensaram na mulher no mercado de trabalho, especialmente em posições de alta chefia? A gente tenta passar a imagem mais distante do feminino possível, porque é preciso se afastar disso pra ser respeitada. A mulher, essencialmente emocional, precisa se esconder. Precisa guardar segredos. Sua cara impassível não revela seus interesses.
Há quem diga que existe desejo reprimido na Sacerdotisa. Mas o que me chama mais atenção é que esta mulher é detentora de conhecimento (em alguns Tarots ela segura um livro, em outros é retratada explicitamente a Torá). Mulheres eram proibidas de estudar até pouco tempo atrás, certo? Mulheres precisavam se esconder, se fantasiar para ter acesso a livros. Mulheres geralmente ocupam papel secundário nas religiões cristãs. E o que não é o Tarot senão uma reflexão acerca de tudo isso? A Sacerdotisa é uma mulher que pensa, que é fiel ao que segue, e que age através da intuição. Que tem controle sobre a expressão dos seus sentimentos e sobre a sua ação. Mas até que ponto isso é bom? E até que ponto isso é necessário? Humm... muitos questionamentos, não é?
Quando ela aparece na sua tiragem pode ser um convite para que você pense sobre que cartas não estão na mesa, ou que sentimentos você está represando. É um convite para a liberação e expressão do poder feminino. É uma carta que denota pensamento, atividade mental, inação.
Conselho: pense antes de agir.
Reflexão: o que você não está conseguindo expressar do seu eu? Que emoções você anda suprimindo?
Alerta: pode ser que você não esteja conseguindo ver a cena completamente. Existem peças faltando, escondidas.
E aí? Gostaram? Tomara que esses questionamentos ajudem a conhecer um pouquinho melhor esse Arcano! Divida sua opinião com a gente!
Bjs da Ju
Comentários
Postar um comentário