Pular para o conteúdo principal

Arquétipos e Oráculos

A águia: arquétipo que simboliza poder e perspicácia
A águia: arquétipo que simboliza poder e perspicácia

E aí, pessoal, como têm passado? Curtindo o feriadão? Por aqui tudo de boas e preparando mais coisas legais para dividir com vocês! Falando nisso, hoje vamos conversar sobre arquétipos, você já ouviu falar? Vamos lá! 
  
Todos, senão a maioria dos oráculos (Tarô, LenormandSibilas, Kipperetc) trabalham em cima de arquétipos, que são um conjunto de símbolos (figuras, cores, emblemas) com significados cujos valores são perpetuados de maneira subconsciente na sociedade ao longo do tempoOu seja, uma imagem representa valores que são passados pelas gerações e vão se fixando no inconsciente popular. Quando vemos a águia nos brasões americanos, por exemplo, qual a imagem que aquilo nos passa? Que são fracos e oprimidos? Não! A águia é um arquétipo poderoso, símbolo que transmite força e perspicácia. 

Entendendo isso fica fácil entender a simbologia do Tarot e do Lenormand! Quando pensamos no Imperador, no Mago, na Justiça, temos uma noção clara do que representam. É certo que não se trata de um espectro reducionista, cada arcano desses possui um vasto conjunto de características que se manifestam em planos diferentes (material, emocional, espiritual e etc), mas existe uma mensagem muito clara associada a eles, e é disso que os arquétipos tratam de maneira geral. Portanto, quando iniciar os estudos do Tarot ou do Lenormand, leve em consideração essas primeiras palavras que vêm em sua mente ao se deparar com alguma carta. Observe uma por uma, com calma, como um exercício de meditação e pense, sem recorrer a nenhuma fonte externa ou ajuda no que aquela carta significa para você. A chance daquilo fazer sentido é enorme! 

Uma coisa super interessante que talvez você se pergunte: "Ah, então arquétipo tem a ver apenas com esse mundo do baralho cigano (Lenormand) e Tarot?".  A resposta é: Não! Arquétipos são usados todos os dias, o tempo todo, pelo marketing por exemplo, para passar determinada imagem de um produto ou influenciar pessoas a tomarem determinada decisão ou expressarem determinado comportamento. Tudo influencia tudo e você sabendo disso pode começar a utilizar os arquétipos para benefício próprio em sua vida! Pense por um instante com qual animal você gostaria de ser associado. Essa questão é corriqueira em entrevistas de emprego, não é? Imagina você se associando a um rato, que por acaso é uma figura que aparece no Lenormand – carta 23 ... O que você lembra e associa a um rato? Sujeira, doenças, algo soturno, que não trabalha às claras, correto? Pois bem, tenho certeza que você não gostaria de se associar a isso. Mas não haveria o mesmo problema em se associar a um leão, cavalo, golfinho. Por que não? Repense quais características suas gostaria de destacar, quais são os arquétipos que representam isso e comece a utilizar em sua vida! Cerque-se de coisas boas, pessoas boas e de imagens boas, positivas, de sucesso e no mais você já terá dado um empurrãozinho para as coisas acontecerem. 

É claro que isso aqui foi uma breve pincelada sobre o assunto, existe muito material bacana por aí e talvez possamos voltar a falar mais sobre isso futuramente, mas por enquanto gostaria que vocês meditassem sobre os arquétipos de cada carta dos seus oráculos. É um estudo fantástico e ajuda bastante a desbloquear sua mente numa tiragem. Estejam atentos que tais significados faziam sentido à época em que tais oráculos foram desenvolvidos. A carta 27 do Baralho Cigano, denominada A Carta, fala sobre meios de comunicação, e representa o que de mais avançado havia à época para envio de mensagens. Hoje podemos pensar que chamaríamos essa carta de e-mail ou WhatsApp, não é verdade? No entanto, numa abertura levamos em consideração o que ela evoca, mesmo que seu significado, sua imagem, já tenha sido ultrapassada no tempo. 

Por hoje é só! Espero que tenham curtido a conversa e em breve tem mais material rolando por aqui! 
Lembrando que o assunto é vasto e complexo. Este texto é básico, mas a discussão está aberta. Comentem, critiquem, elogiem ... toda a interação é muito bem vinda e só contribui para o aprendizado de todos.  

E ó, não precisa ficar só por aqui a discussão. Você já conferiu as nossas redes sociais? Tem muita coisa boa rolando por lá! Seguem os links: 

YouTube 📺: bit.ly/2Dlsj8b
Instagram📷: @ascartasmagicas
Facebook 👍🏼 : facebook.com/ascartasmagicas/

Bjs da Ju

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tarot e Letras Hebraicas - Escola Francesa x Escola Inglesa

O Louco - Tarot de Marselha x Tarot Rider Waite Se você já estuda Tarot, deve saber que há uma discussão sobre a correspondência das letras hebraicas com os Arcanos do Tarot, em especial os Arcanos Maiores, visto que 22 também são as letras do alfabeto hebraico. O alfabeto hebraico teve sua origem, acreditam os judeus, nos tempos de Moisés, aquele que recebeu os mandamentos no Monte Sinai, e no seu original não havia vogais, todas as letras eram consoantes, o que tornaria impossível de ser falada atualmente! É interessante notar que essas letras tanto serviam como letras, exprimindo sons, mas também poderiam representar números e ideias. "Na numeração hebraica, são utilizadas vinte e duas letras do alfabeto hebraico, colocadas na ordem de acordo com o alfabeto fenício do qual elas derivam. Assim sendo, as nove primeiras letras (de Aleph a Tet) referem-se aos nove primeiros números; as nove letras seguintes (de Yod a Tsadé) são associadas às nove dezenas e as quatro últimas letras ...

Deusa Bast ou Bastet - a deusa egípcia da fertilidade, magia, dança e alegria.

Bast ou Bastet O mito por trás dessa Deusa gata, mansa, é que antes de sua existência, ela era Sekhmet, sua versão leoa e sanguinária. Aliás, o termo mansa para designá-la é relativamente recente, pois antes a deusa era entendida como uma versão de gato selvagem do deserto, não domesticada, conferindo a ela um papel de proteção, dos lares, do Faraó e de suas batalhas. Hoje em dia costuma-se dizer ambas são consideradas gêmeas, as duas faces de uma mesma moeda. Os gatos eram muito reverenciados no antigo Egito, eram inclusive mumificados em pirâmides, junto dos governantes. A eles eram conferidos os títulos de protetores - em parte porque faziam a regulação do ambiente onde viviam, exterminando ameaças como roedores e cobras que apareciam em busca dos alimentos estocados, e poderiam ferir ou transmitir doenças. Sekhmet, deusa leoa, sedenta por sangue, teria sido apaziguada por Thoth, que lhe ofereceu vinho, ao invés de sangue (algumas versões contam que foi leite, outras cerveja). Inebr...

Tarot - A Torre e Dez de Espadas

  Como lidar com cartas tão negativas numa tiragem e como dizer isso para outra pessoa Se você já passou por essa situação, sabe o quão difícil pode ser, mas quem sabe não podemos tirar algo de positivo no meio disso tudo? Tradicionalmente as cartas da Torre no Tarot e o Dez de Espadas são muito temidas. Falam de algo abrupto que se vai, contra a nossa vontade inicial. Momentos de Torre são muito parecidos com uma situação de estar numa panela de pressão - dentro da panela a pressão fica tão intensa que não há outro jeito, senão soltar vapor pelas válvulas. A agitação ali dentro é tão grande e não há outa forma de resolver, senão essa estratégia. De maneira muito parecida acontecem os momentos de Torre marcados pelo Tarot. Ainda que muitas vezes a gente não reconheça! Quando ela parece, de súbito, destrói o que quer que estivesse nos mantendo numa situação mais confortável, porém improdutiva, na maioria das vezes. Ela vem como um raio que nos sacode e nos marca para sempre! Não, nã...