O Imperador |
Continuando na nossa série sobre os Arcanos Maiores, agora é a vez do Imperador. Você já parou pra pensar o que é um imperador, qual a forma de poder que ele exerce?
Pois bem, quando pensamos em imperador, lembramos logo de Júlio César e seu grande império. Império esse que foi conquistado à força, não houve transferência pacífica ou sucessória do poder. Portanto, ao pensar no Imperador, é importante levarmos em consideração que ele representa o poder e domínio no mundo material. Numa invasão para conquistar novas terras ele pode ser considerado um tirano, mas tão logo ele conquiste e tenha o domínio desse povo, ele será respeitado porque ninguém ousa desafiar o imperador.
Ainda que na maioria das vezes em sua representação ele esteja sentado no trono (nos Tarots clássicos suas pernas dobradas formam um 4, número que representa a estabilidade), ele está pronto para agir. Ele observa o seu reino, por onde se estende seu domínio e tudo está sob seu controle. O Imperador prega pela segurança, estabilidade, solidez e isso acaba o afastando da emoção, podendo levar à frieza na demonstração dos sentimentos.
O Imperador representa a masculinidade e o patriarcado, e ainda que forneça segurança e proteção, pode também ser tão extremo a ponto de abusar do poder e manifestar -se como um ditador.
Numa tiragem frequentemente pode representar uma pessoa tanto quanto o sucesso que a empreitada em voga está prestes a ter, não importa o que aconteça. É o poder em ação, é a vitória certa, não importa a moral da situação. É o pai, ou a mãe, por quê não (?), que sai pronto para matar um leão por dia, e vai trazer pra casa o sustento não importa como. Por estar tão preocupado em prover, sustentar, gerir, sua moral pode ser duvidosa nesse aspecto. Quando esse pai/mãe chega em casa, as vezes está tão exausto que não tem tempo e nem vontade de expressar afeição. Mas acredita que fez o melhor por sua família, e o fará sempre, porque seu ímpeto de manter tudo em ordem é o que move seu interior. É um mal necessário, sob sua ótica. Para o Imperador o que ele faz é o bem, para o bem de algo. Na sua mente não há espaço para ponderações de arrependimento e sofrimento. Uma vez que tenha alcançado seu objetivo, o Imperador fará de tudo para mantê-lo, não é uma manifestação efêmera. Sua rigidez impede muitas vezes de abrir mão de sua opinião e de sua vontade.
Tenho percebido muitas vezes que existe uma certa opinião negativa sobre esse arcano, como uma ligação forte à intransigência e poder abusivo masculino. Mas ao percebermos seu poder e sua essência, podemos nos inspirar para sermos mais imperadores de si. Para buscarmos alternativas para resolvermos os problemas que porventura surjam no nosso caminho, para termos o poder de realizar.
*Quando estudamos a tarologia marselhesa nos sentimos mais próximos da figura de um pai provedor e menos de um ditador. Se você segue o sistema RWS talvez seja interessante observar esses pontos também, no entanto, em sua leitura esteja alinhado ao seu sistema de leitura!
Conselho: seja persistente, acredite nas suas ideias.
Reflexão: você tem sido a expressão da sua vontade? O que você deve fazer para vivê-la em plenitude? Lembre que o Imperador é responsável e calcula os riscos, não há passo em falso com ele. Portanto, repense o que você deseja manifestar. É o mais acertado nesse momento? Reflita. Planeje. Calcule.
Alerta: ser o senhor de si é o máximo, mas você corre o risco de ser intransigente e inflexível. Escute os demais, aprecie suas opiniões; cuidado com a carapaça da insensibilidade, afeto é uma via de mão dupla.
Espero que tenham gostado e se inspirado pra liberar esse poder realizador na vida de vocês! Não deixem de acompanhar as novidades do blog e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário