Cartas Magicas Indica |
Eu amo um resumo, amo mesmo! Adoro dissecar um assunto e ir criando minha própria teia de conhecimento. Guardando cada parte em uma gavetinha. E aí se vão cadernos, folhas, blocos… praticamente para todos os meus livros de estudos eu tenho anotações. Essa prática é um estudo, mas também considero terapia. Mas também é maravilhoso pegar um resumo bem feito e ter como referência naqueles momentos em que você precisa dar uma consultada rápida, ou para buscar algum complemento, um outro ponto de vista.
Nessa linha, eu tenho o O Livro Completo do Tarô, do Anthony Louis, pela Pensamento, 2019, 327 páginas e O Livro Completo das Referências Mágicas, da Sandra Kynes, também da Pensamento, 2016, 518 páginas. A proposta aqui são livros de consulta, que não prendem muito tempo explicando a fundo nenhum conceito, mas que são muito úteis e necessários, como um manual básico.
N’O Livro Completo do Tarô existem referências da ferramenta com a cabala, numerologia, astrologia e mais. Claro que você não vai se tornar expert em nenhuma dessas abordagens, mas te dará um norte bem bacana. O que eu mais achei legal é a atenção especial dada a alguns métodos de abertura, como a Mandala Astrológica. Nesse ponto, mesmo que seja um livro resumão, achei que o autor trouxe um novo ponto de vista, menos resumido do que geralmente se encontra para esse tópico. Vale salientar que como o Tarot de referência para esse livro é o de Rider-Waite, ele também se propõe a dar uma pincelada no método de abertura da Golden Dawn e seu conceito de dignidades, no tarot, conceito esse que geralmente ligamos mais a Astrologia.
Uma outra coisa muito bacana que o livro traz também são os pontos de vistas diferentes, os significados de grandes ocultistas, para cada carta. Aborda resumidamente os significados para Eteilla, Mathers, Waite e Crowley/Golden Dawn. E também explica a influência cristã no caminho trilhado pelos Arcanos Maiores, principalmente na representação Marselha. No final do livro também tem uma seção com leituras recomendadas para estudos iniciais, intermediários e avançados de Tarot, bem como sobre outros assuntos relacionados.
Vale lembrar que esse é um livro todo em preto e branco, de poucas imagens, contemplando alguns esquemas de métodos de abertura e as figuras dos 78 Arcanos também em preto e branco do Llewellyn Classic Tarot.
Enquanto o Livro Completo do Tarot segue uma narrativa, de maneira resumida, mas estruturada como texto na maior parte do tempo, O Livro Completo das Correspondências Mágicas já é desenhado de forma diferente. Após uma breve introdução onde a autora explica o porque se usa correspondências mágicas, quais seus benefícios, como funcionam, e a apresentação do escopo do livro (Reino Vegetal, Reino Mineral, Reino Animal, Divindades, Astrologia e outros), segue-se uma série de tabelas de referências para cada tema. A autora chama cada uma dessas séries de entrada. Uma entrada pode ser por exemplo Coragem - e tudo que se liga a ela é apresentado, como signos, fases da Lua, Elemento, Números, Chakra, Cartas do Tarot, Cores e etc - ou uma planta, como a Arruda - nome científico, planetas associados, deusa relacionada, deus relacionado, poderes e etc. É quase uma Larousse para os iniciados em alguma vertente do ocultismo, mas sem imagens - não que interfira na qualidade do material apresentado. Aliás, para não ser desonesta, o livro possui duas figuras: uma relação esquemática de intenção e correspondências e outra sobre a inter-relação entre correspondências.Como mencionei acima, o livro possui 518 páginas, portanto é um livro robusto, mas em nada complexo na sua organização.
Como nosso assunto aqui é na maior parte do tempo o Tarot, vale ressaltar que no último capítulo se encontra a seção dos Arcanos Maiores, onde a autora compilou para cada um suas referências e/ou associações, desde as mais corriqueiras, como planetas e signos, até referências de plantas, minerais, runas e etc.
Dito isso, eu posso dizer que fico bem feliz de ter ambos os exemplares na minha biblioteca. São muito eficientes no que se propõe a fazer e para o que eu preciso ao consultá-los. Se você precisa de um livro para estudo mais aprofundado certamente esses não irão suprir essa lacuna, mas se sua intenção for como a minha nos momentos em que eu os utilizo, então certamente você enxergará valor.
Se você estava na dúvida a respeito de algum desses livros, eu espero que esse texto tenha ajudado! E se você tem esses livros, não deixe de dividir com a gente a sua opinião!
Bjs da Ju
Para mais textos como esse, não deixe de nos acompanhar nas outras plataformas:
@cartasmagicas
facebook.com/ascartasmagicas
bit.ly/2Dlsj8b
Comentários
Postar um comentário