O Mago e A Força - Tarot de Marselha |
O que essas figuras tem em comum?
A Lemniscata, símbolo do infinito, da eternidade, da alma, afinal, em último grau, somos infinitos, em essência e em matéria, visto que nossos átomos podem ser incorporados através da decomposição em outros seres. Pois bem. Somos infinitos. E a lemniscata simboliza justamente isso: as pontes entre a jornada do nascimento até a morte, e da morte até um novo nascimento. Nosso ciclo não tem começo nem fim. Somos todos e somos um. E no ponto de intercessão entre essas duas jornadas, o portal entre esses dois mundos. Não à toa, a Lemniscata aparece no caduceu de Hermes, o deus mensageiro, ponte entre esses dois mundos.
E por falar em jornada, a Lemniscata também simboliza o ritmo eterno, perfeito, onde há um despertar da consciência para a inconsciência.
Tanto o arcano de número I, O Mago, quanto o arcano de número XI, A Força, no Tarot de Marselha, apresentam a forma da lemniscata em seus chapéus. Enquanto O Mago sinaliza um despertar da sua jornada, "ligado a um saber", muitas vezes intelectualizado, racional, no sentido de atingir a consciência, A Força nos ensina sobre o triunfo sobre a vontade, sobre os instintos, almejando um nível de consciência espiritual. Não me espanta também notar que ambas cartas se referem às primeiras das duas séries decimais que vemos no Tarot de Marselha. A potência do um. Os novos caminhos, as possibilidades, as descobertas. O primeiro passo das suas jornadas no caminho de compreender quem se é e qual seu lugar no mundo.
Por isso, Jung relaciona O Mago ao início do processo de individuação, ou processo de autoconhecimento, através de um mergulho dentro de si. E por contrapartida, a dama de A Força, o lado feminino inconsciente, age também como uma mediadora em um novo movimento, uma nova jornada, ao lidar com os aspectos mais íntimos do seu ser ao lidar com as forças instintivas e primitivas que habitam dentro de cada um.
Gostou? Confira mais textos e conteúdo no instagram.com/ascartasmagicas
Bjs da Ju
Comentários
Postar um comentário