Torres costumavam ser locais de observação privilegiada.
Podia ver os inimigos chegando, uma tempestade se formando no oceano, um incêndio…
Mas você também podia observar a vida como ela não é! Sim, porque o distanciamento muitas vezes nos impede de ver com clareza alguns detalhes importantes sobre a vida. Você vê o incêndio, mas não quem causou. Os estragos. Não sabe o que poderia ter evitado.
Se por um lado conferia visão privilegiada então, pelo outro era sinônimo de isolamento. Ai, coitada da Rapunzel, né? Aliás, que mania de sempre trancafiar uma princesa ou outra nas torres, para que fossem resgatadas…
Juntando uma coisa com a outra, a Torre, como símbolo, fala desses momentos em que acabamos nos descolando da realidade. Estamos presos em determinadas situações, muitas vezes nos achando protegidos, e sem ter acesso à realidade.
Estamos falando dos dogmas religiosos, dos partidarismos, do dinheiro, dos relacionamentos em geral… quem nunca viveu uma situação em que achava que tava abafando e tomou um choque de realidade ao ter que enfrentar a dura realidade da vida como ela é?
A culpa nem sempre é do outro. Às vezes nós mesmos é que construímos essas estruturas. Mas nem sempre temos a autocrítica necessária para se libertar disso tudo. Vamos nos mesclando com a argamassa. Vamos nos acostumando a ver a vida pela janela. Esperando um ser salvador para que nos resgate - seja lá do que ou quem for.
Diante da impossibilidade que nós mesmos colocamos de nos mover e se entremear à realidade, frequentemente um raio nos atinge. Muitas vezes não temos nem tempo de ver de onde veio. Quando damos por conta, estamos nós, do lado de fora, queixo no chão. Pés na terra. Vista aberta. Ás vezes, de cabeça para baixo.
Arcano XVI - A Torre |
O tombo dói. A marca do raio, fica. Mas a partir daí, sim, podemos perceber a vida como ela é.
Diante disso tudo, fica a reflexão: que torres você anda construindo na sua vida. Por trás de que estruturas você se esconde? Quando foi que você deixou de ser você? Que privilégios te impedem do contato com a realidade - e de que forma você pode trabalhar isso?
Muitas coisas pra pensar, não é mesmo?
Me conta aqui, se sentir à vontade, como forma de dar o primeiro passo, de driblar esse raio, que querendo ou não, uma hora chega.
Salve esse post para ler em outro momento também. Tem coisas que não reconhecemos num primeiro instante, mas depois...
E marca alguém para que ela também faça essa reflexão.
Se você ainda não segue esse perfil, me dá uma chance?
Vamos juntos pensar? Vamos juntos usar o Tarot como ferramenta de mudança das nossas vidas?
Bjs da Ju
*.Agendamento de atendimentos pelo inbox ou Whatsapp na Bio!
Siga a gente no Instagram!
Comentários
Postar um comentário